TERREMOTO DEIXA 70 MIL DESABRIGADOS NA INDONÉSIA E NÚMERO DE MORTOS JÁ PASSA DE 130 PESSOAS

Internacionais

08/08/2018 às 07h31

TERREMOTO DEIXA 70 MIL DESABRIGADOS NA INDONÉSIA E NÚMERO DE MORTOS JÁ PASSA DE 130 PESSOAS

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 58 VEZES

Ao menos 70 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e recorriam a abrigos improvisados - sem água potável e alimentos - nesta quarta-feira (8), três dias após o terremoto que atingiu a ilha indonésia de Lombok. O número de mortos subiu para 131.
 
O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, disse que após o tremor 1.467 pessoas tiveram que ser hospitalizadas - sendo que 236 tiveram ferimentos graves. Entre os feridos há sete estrangeiros: um dinamarquês, um americano, uma britânica, um francês, uma belga, uma tcheca e uma sul-coreana.
 
No norte de Lombok, a região mais próxima ao epicentro, milhares de imóveis desmoronaram e os serviços de emergência se esforçam para encontrar sobreviventes e recuperar os corpos. O novo balanço indica que 156 mil pessoas tiveram que deixar suas casas - dessas 70 mil permaneciam em abrigos nesta quarta.
 
A província onde se encontra Lombok sofre com a grave falta de alimentos, medicamentos e pessoal médico, advertiu o governador Muhammad Zainul Majdi. "Nossos recursos são limitados. Faltam auxiliares médicos nos abrigos improvisados" e em outros locais, afirmou o governador de Lombok.
 
As equipes de resgate seguem removendo os escombros dos prédios destruídos, com a ajuda de máquinas, e o número de vítimas pode aumentar. "Os esforços para evacuar as pessoas se intensificaram, mas ainda há muitos problemas sobre o terreno", disse o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Catástrofes, Sutopo Purwo Nurgroho.
 
Em algumas partes da ilha aldeias inteiras ficaram praticamente destruídas e os habitantes dormem ao relento. As informações são do portal G1 Mundo. 
 
Retirada de turistas
 
As autoridades informaram que a retirada dos 4,6 mil turistas que estavam nas três pequenas ilhas de Gili, na costa noroeste de Lombok, foi concluída. Os turistas deixaram Lombok aos poucos, utilizando barcos e aviões, após acamparem com papelões e cobertores no aeroporto ou nas praias de Lombok desde o último domingo.

Comentários

Veja também

Facebook

Mais lidas do mês